• Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn
Buscar
  • MamaJobs

Quatro dicas pra você manter o equilíbrio entre carreira e maternidade no home office

Atualizado: 25 de Set de 2020

Lá se vão quase seis meses desde que a pandemia começou e, para muitas profissionais mães, não há data para o home office terminar – e nem para os filhos retornarem às aulas presenciais. Por isso, muita calma nessa hora!



Enquanto a vacina contra o coronavírus não vem, é fundamental adotar algumas atitudes, não se cobrar tanto e tentar manter o equilíbrio para superar esse momento difícil, mas que vai passar. Confira abaixo quatro dicas importantes que preparamos pra você buscar o equilíbrio entre carreira e maternidade no home office.


1 – Pratique a autogestão

Aprenda a gerenciar o seu tempo. Divida o seu dia em blocos de tempo e dê prioridade para aquilo que é realmente mais urgente para concluir suas tarefas diárias de trabalho. Tome cuidado com os “ladrões” do seu tempo, como redes sociais e grupos de WhatsApp – você, definitivamente, não precisa checá-los toda hora.


2 – Organize-se

Antes de começar qualquer tarefa, é fundamental ter planejamento e organização. Planeje com antecedência a sua semana e o seu dia seguinte, sempre deixando algum tempo livre na agenda para “imprevistos” que sempre surgem. Se for preciso, use ferramentas e aplicativos de organização, como o Google Agenda e o Trello. Só não comece o seu dia sem saber sequer qual será o primeiro passo que você precisa dar.


3 – Faça combinações com seus filhos

Sim, a gente sabe que não está fácil conciliar trabalho, maternidade e homeschooling dos filhos em plena pandemia. É exatamente por isso que você precisa contar com a ajuda dos seus filhos nesse momento, e as combinações têm papel fundamental.


Converse com seus filhos e explique a eles que, em função do seu trabalho, você não conseguirá dar atenção a eles o tempo todo. Dentro do possível e dependendo da idade dos seus filhos, envolva-os na realização de algumas tarefas domésticas – isso aumentará o senso de responsabilidade deles e sua autonomia. Por falar em autonomia, estimule também seus filhos a brincar sozinhos ou realizar algumas atividades sem ajuda de um adulto, como se vestir ou escovar os dentes.


4 – Negocie com seu líder e com seu/sua companheiro(a)

Buscar o equilíbrio entre carreira e maternidade em um cenário de home office sem data para acabar também requer negociações, seja com seu gestor ou seu companheiro.


A reunião semanal com seu chefe é no mesmo horário da aula virtual do filho? Explique a situação e negocie uma mudança de horário. Precisa terminar um relatório para ser entregue até o fim da semana? Converse com o(a) companheiro(a) para que ele fique mais tempo com os filhos naquele dia específico para que você possa concluir sua tarefa. Só não deixe a “água bater no pescoço” para pedir ajuda.


Gostou das dicas? Estamos aqui para te ajudar!

43 visualizações0 comentário
Mama Jobs

Maternidade e Carreira em Equilíbrio.

contato@mamajobs.com.br

Mantenha-se informada(o)
  • Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn