Buscar
  • Mariana Gabrijelcic

Quatro dicas pra você fazer um bom vídeo de apresentação

Por conta da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social, muitas empresas passaram a fazer entrevistas por videoconferência. Também se tornou bastante comum nos processos seletivos o candidato ou candidata a uma vaga ter que mandar um vídeo de apresentação, no qual precisa falar sobre suas competências, habilidades e trajetória profissional de forma resumida, em poucos minutos.


Para não fazer feio em um vídeo de apresentação, preste atenção nessas quatro dicas fundamentais, mama:


1 – Preste atenção no tempo: grave um vídeo de apresentação dentro do tempo estipulado pela empresa no processo seletivo. Se ela não deixou claro qual é o tempo do vídeo, faça uma gravação de, no máximo, cinco minutos;


2 – Faça uma lista dos principais pontos que você precisa destacar na sua apresentação, como a sua formação profissional, experiência de mercado, habilidades técnicas e comportamentais e principais resultados conquistados na sua carreira. Não esqueça de enfatizar aquelas informações mais importantes relacionadas à posição para a qual você está se candidatando;


3 – Faça uma primeira gravação com seu smartphone posicionado na altura dos olhos e procure falar de forma espontânea. Sorria e agradeça pela oportunidade no final da sua apresentação. E não cometa o erro clássico de muitas pessoas que gravam vídeos com o próprio celular: olhe para a câmera, e não para a sua imagem na tela. Isso faz toda a diferença, acredite: é como se você estivesse olhando diretamente para os olhos do recrutador!


4 – Assista ao vídeo como se estivesse no lugar do recrutador: confira se o seu discurso está “atraente” e alinhado à vaga, se o tom de voz e a sua postura corporal estão adequados, se você agradeceu no final... Observou algum desses problemas? Então faça as devidas correções e grave de novo!


Pronto, você fez a sua parte. Agora é torcer para ser chamada para a próxima etapa do processo seletivo. Boa sorte, mama!

Divulgação: canva.com

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo