• Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn
Buscar
  • MamaJobs

Por que o tema tecnologia precisa fazer parte da sua vida e carreira

Já se foi o tempo em que tecnologia era assunto apenas de quem pertencia à área. Hoje vivemos a tecnologia todos os dias, em tarefas mais simples – como mandar mensagens pelo Whatsapp, participar de uma chamada de vídeo ou baixar um novo aplicativo no smartphone – ou mais complexas, como a utilização de inúmeras ferramentas gerenciais e de produtividade dentro das empresas. E nem vamos falar do homeschoolling, pois esse tema merece um artigo à parte (quem sabe o próximo?).

Sob essa ótica, vejo como é importante desbravarmos esse assunto, buscando o mínimo de conhecimento para a manutenção e o desenvolvimento das nossas carreiras. Além disso, acredito que se interessar por tecnologia também pode ajudar a estreitar a relação com os nossos filhos. Como mãe e profissional dedicada aos temas maternidade e carreira, costumo buscar formas de conectar esses dois mundos.

Confesso que o tema tecnologia sempre me despertou curiosidade: desde pequena, me interessava muito por jogos eletrônicos e previsões futurísticas. Hoje, no entanto, estamos tão inseridos nesse mundo que passa constantemente por transformações tecnológicas que, se não estivermos atentos, ficaremos para trás.

Por exemplo: você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial. Se não ouviu, resumidamente é um campo da ciência da computação que simula a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Provavelmente você também já sabe que uma máquina é capaz de realizar a mesma tarefa muita mais rápido do que um ser humano. Agora imagine essa máquina se tornando inteligente. Você já parou para pensar se o que você faz hoje pode ser substituído por uma dessas máquinas inteligentes no futuro próximo?

Diversas profissões estão com seus dias contados, e isso não é uma previsão futurística. É realidade. Operários da construção civil, devido à automatização crescente na área; algumas funções no setor jurídico, onde a inteligência artificial já opera na busca por dados e análise de contratos; na Contabilidade, onde o cargo de analista financeiro corre forte risco de desaparecer, de acordo com especialistas. Vendedores do varejo, segmento no qual o comércio eletrônico é cada vez mais presente no nosso dia a dia e que já tem deixado muitos profissionais que atuam em lojas físicas sem trabalho. Recrutadores, corretores... enfim, a lista não é pequena, e inclui até médicos e pilotos de avião.

Outro dado interessante – e que na minha visão tem forte ligação com a maternidade – está no estudo The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial: 65% das crianças do atual primário vão trabalhar em atividades que ainda nem existem. Ou seja, essa é uma informação valiosa para nós, mães e pais, já que somos suas referências e também formadores dos primeiros passos na educação.

Algum tempo atrás, ouvi numa palestra que a linguagem de programação será a “matemática” desse novo mundo. E já podemos ver isso na prática, pois em diversas escolas já temos aulas de pensamento lógico e iniciação à programação fazendo parte da grade curricular. Não significa que todos agora devam ser programadores e mergulhar de cabeça nos códigos, mas entendo que devemos, sim, nos familiarizar com a linguagem, com os termos. Como mães e pais, não podemos nos distanciar tanto assim dessa nova geração, que já nasce sabendo acessar programas e arrastam os dedinhos pelas telas dos celulares e tablets.

Enfim, como disse no início desse texto, seja para melhorar nosso desempenho profissional, como alternativa de transição de carreira ou para nos conectarmos e nos aproximarmos mais dos nossos filhos, a tecnologia não é mais assunto apenas para quem gosta ou atua na área, e sim uma necessidade básica para quem quer fazer parte desse novo mundo.

Mariana Gabrijelcic é diretora e co-fundadora do MamaJobs, publicitária e mãe do Lorenzo e do Matheus

Crédito da foto: Canva Imagens.

8 visualizações0 comentário
Mama Jobs

Maternidade e Carreira em Equilíbrio.

contato@mamajobs.com.br

Mantenha-se informada(o)
  • Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn