• Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn
Buscar
  • MamaJobs

Pandemia + home office com crianças: aprendizados da quarentena

Por Mariana Gabrijelcic, co-fundadora do MamaJobs Já faz um tempo que comecei a parar de olhar esse período de quarentena como um problemão e passei a me adaptar aos dias com ele. Na vida pessoal, alterando algumas práticas da rotina diária (e, como todos, incluindo atividades que antes eram feitas na rua, agora em casa). Inicio meu dia mais cedo do que antes e aproveito o total silêncio da casa para realizar tarefas que requerem maior concentração. A malhação se tornou uma prática realizada na sala ou no pátio. E para as atividades escolares com meu filho de 6 anos, montamos juntos nossa rotina escolar, onde seguimos nossas regras e horários. Tem funcionado muito bem. Do lado profissional, embora já tivesse bastante experiência em trabalhar em home office, o contexto mudou bastante. Como muitas outras pessoas estão vivenciando, diversas outras atividades foram incluídas no mesmo dia e no mesmo local: cozinhar todas as refeições, limpeza, manutenção da casa e por aí vai. E foi exatamente nesse ponto que me apeguei como uma bela oportunidade. Principalmente para nós, profissionais e mães, poder trabalhar em home office é algo maravilhoso, pois se bem realizado possibilita um equilíbrio entre a maternidade e a carreira. Porém, no cenário em que vivíamos antes dessa pandemia, muitas empresas não se permitiam ver os benefícios que essa modalidade traz para a organização como um todo. Do ponto de vista do colaborador, muitos achavam que trabalhar de casa era “barbadinha”. Portanto, além de muitas outras coisas, estamos enfrentando um período de mudanças de paradigmas sob a ótica do que é ser produtivo e da forma como entregar isso. Para mim, que trabalho numa empresa que tem com missão buscar vagas para mães e mais oportunidades flexíveis dentro de organizações e também orientar as profissionais que são mães sobre como fazer a coisa acontecer, vejo nisso tudo uma grande oportunidade. As empresas estão tendo que se adaptar e mudar rapidamente, buscando equipamentos para todos os colaboradores, segurança para as informações que antes permaneciam apenas na rede interna, novas práticas de gestão para controlar a produtividade do time, novas ferramentas... Enfim, mudanças significativas da noite para o dia. Então deixo minha pergunta: você, profissional que busca essas oportunidades, está fazendo a sua parte também? Está preparada ou se preparando para quando tudo isso passar? Você é capaz de comprovar que se tornou alguém que sabe entregar resultados à distância? (Aliás, vale a pena conhecer o nosso Programa Despertar MamaJobs, com foco em autoconhecimento se estas perguntas não são fáceis de serem respondidas). Muitas vezes reclamamos que as oportunidades não são como gostaríamos ou que não conseguimos alcançar o que desejamos, mas é preciso parar para ver onde estamos falhando e os detalhes que deixamos passar. Aproveite o período de home office com a casa cheia para criar rotinas e testar as melhores formas de ser produtiva. Organize-se e planeje o que deseja alcançar e como chegar lá. Atualize seu currículo com dedicação, escolha um ou dois cursos relevantes e faça com atenção. Descubra seus pontos forte:, o autoconhecimento é a chave do sucesso. Toda hora é hora para nos reinventarmos. Vamos fazer desse cenário louco o nosso novo normal e provar que somos capazes de nos adaptarmos às mudanças com o “barco” em curso. Afinal, já fizemos isso quando nossos filhos nasceram, não? Mariana Gabrijelcic é mãe de dois meninos, Publicitária, pós graduada em Marketing pela FGV e certificada em Marketing Digital pela ESPM. Já atuou como key account em empresas do segmento financeiro e TI.


Leia também @@ A profissional que me tornei quando virei mãe

30 visualizações0 comentário
Mama Jobs

Maternidade e Carreira em Equilíbrio.

contato@mamajobs.com.br

Mantenha-se informada(o)
  • Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn