• Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn
Buscar
  • MamaJobs

Fui demitida. E agora?

A pandemia do coronavírus pegou todo mundo de surpresa e várias empresas acabaram demitindo milhares de profissionais de abril para cá. Se você foi uma delas, estamos aqui pra te ajudar.


Nesse artigo, vamos oferecer algumas dicas para você enfrentar esse momento difícil e ter mais chances de se recolocar no mercado o mais rápido possível. Confira abaixo:


Reavalie sua carreira


Uma demissão nunca é fácil de assimilar. Depois de alguns dias nos quais você tem todo o direito de “absorver o golpe”, reaja e aproveite o momento para reavaliar a sua carreira.


Faça a você mesma algumas perguntas importantes: quero continuar atuando nessa área profissional? Ela tem boas perspectivas? Como está o mercado e a remuneração? Vale a pena mudar de área? Que tipo de capacitação preciso fazer para atuar em outro segmento de mercado ou empresa?


Depois de fazer essas perguntas, vá para a etapa seguinte: buscar a recolocação.


Atualize o seu LinkedIn – e o seu currículo


Você não dava muita importância para o LinkedIn porque estava bem empregada? Bom, agora é hora de rever a sua relação com a maior rede social profissional do mundo.


A primeira coisa a fazer é atualizar o seu perfil no LinkedIn. “Dê uma geral” no perfil, atualizando dados, experiências profissionais e até mesmo cursos que você tenha feito desde a última vez que entrou na plataforma. Na área “Experiência”, coloque os principais resultados que você conseguiu no seu último trabalho – isso faz toda a diferença para conseguir o seu próximo emprego.


Assim como você atualizou o seu perfil no LinkedIn, faça o mesmo com o seu currículo. São boas as chances de um recrutador entrar em contato com você pelo LinkedIn e solicitar depois o seu CV.


E não esqueça de informar a sua rede de contatos no LinkedIn – e fora dele – que você está à procura de uma nova posição no mercado!


Invista no networking


Além de atualizar o seu perfil no LinkedIn, você também deve investir em networking dentro da rede social, convidando pessoas para fazer parte da sua rede e interagindo com outros profissionais por meio de “curtidas” e “comentários” em posts. Faça isso principalmente nas publicações de amigos, ex-colegas de mercado e profissionais de empresas nas quais você gostaria de trabalhar.


Faça networking também fora do LinkedIn. Se você não pode tomar um café com alguém por causa da quarentena, convide profissionais para “bate-papos virtuais” por meio de plataformas de videoconferência (falamos sobre elas no nosso último artigo aqui no blog).


Faça cursos online e ao vivo e participe de eventos virtuais até ter a possibilidade de interagir com as pessoas de forma presencial de novo. O importante agora é se manter atualizado e em contato com as pessoas. Não desapareça!


Vá à luta em busca da sua vaga


Procurar trabalho dá trabalho. Portanto, não se deixe abater. Se você já sabe o que quer para a sua carreira daqui pra frente, já atualizou seu LinkedIn e seu currículo e já está investindo em networking, fique atenta às novas vagas que surgirem e candidate-se ativamente.


Porém, aqui vai uma dica importante: tenha foco. Não adianta se candidatar para todas as vagas que aparecerem. Priorize aquelas que estão alinhadas ao seu perfil e aos seus objetivos profissionais e prepare-se bem para as entrevistas para as quais você for chamada.


E fique de olho nas oportunidades que estamos divulgando aqui no site da Mamajobs todas as semanas. Boa sorte na sua busca!


47 visualizações0 comentário
Mama Jobs

Maternidade e Carreira em Equilíbrio.

contato@mamajobs.com.br

Mantenha-se informada(o)
  • Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn