• Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn
Buscar
  • MamaJobs

Descobri que estou grávida. Como contar a notícia ao meu gestor?

A descoberta de uma gravidez é um momento maravilhoso para qualquer mulher. No entanto, após a empolgação inicial com a notícia, podem surgir algumas dúvidas: como contar isso para o meu gestor? De que forma isso pode impactar o meu trabalho? Posso perder meu emprego?


Antes de mais nada, mantenha a calma. De acordo com a CLT, mulheres não podem ser demitidas sem justa causa até cinco meses após o parto. Podem até pedir mudança de cargo ou transferência de setor se entenderem que a sua atividade pode trazer riscos à sua saúde ou à do bebê. Portanto, você não perderá o emprego.


Informe seu gestor

O próximo passo é dar a notícia para o seu gestor. Ele precisa ser o primeiro a saber. Contar sobre a sua gravidez primeiro para os colegas e somente depois para o seu chefe pode sinalizar falta de confiança nele – e isso pode causar péssima impressão.


Antes da conversa com o seu gestor, reflita sobre possíveis dúvidas que possam surgir por parte dele sobre o seu papel na empresa e, de preferência, já traga respostas de como tudo será feito a partir de agora. Isso demonstra que você é uma profissional organizada e madura. É difícil imaginar qual será a reação dele diante da notícia, mas a tendência é a de que tudo corra bem – desde que você siga os passos mencionados acima.


Importante: tenha essa conversa cara a cara, olho no olho. É o tipo de conversa que não se tem por telefone, e-mail ou WhastApp. Agora, em meio à pandemia do coronavírus, se você já estiver atuando em “home office”, convide o seu gestor para uma chamada de vídeo e dê a notícia.


O melhor momento

Outra dúvida comum de mulheres que acabam de descobrir uma gravidez é: quando contar isso para o meu gestor? Logo que descubro a gravidez? Após o primeiro trimestre, quando a gravidez já passou pelo momento mais delicado?


O ideal é contar sobre a gravidez o quanto antes. Lembre-se de que, logo nos primeiros três meses, muitas mulheres sentem enjoo e sono fora de hora, além de mudar hábitos de alimentação – são situações e comportamentos que chamam a atenção em qualquer ambiente de trabalho. Portanto, assim que você se sentir segura e confortável para dar a notícia, faça isso. Só não demore muito pra tomar a decisão de contar.


Depois de comunicar o seu gestor sobre a gravidez, comece a preparar a sua saída temporária do trabalho. Nos meses anteriores à sua licença-maternidade, identifique quem poderá assumir as suas tarefas e, se for preciso, treine esse profissional. Esse tipo de comportamento também sinaliza o seu profissionalismo.

Se você tem dúvidas e precisa de ajuda neste momento, entre em contato com a gente pelo contato@mamajobs.com.br


Estamos aqui pra te ajudar!


25 visualizações0 comentário
Mama Jobs

Maternidade e Carreira em Equilíbrio.

contato@mamajobs.com.br

Mantenha-se informada(o)
  • Mama Jobs Facebook
  • Mama Jobs Instagram
  • Mama Jobs YouTube
  • Mama Jobs LinkedIn